DICA - REFORMA DA CASA



SAIBA PLANEJAR AS OBRAS

 

Se não houver um bom planejamento, surpresas desagradáveis podem aparecer durante a reforma. Para que transtornos inesperados não tirem o seu sono, é preciso se organizar na hora da reforma ou construção. Uma das dicas que trazemos é:

Planeje seus gastos - É uma etapa um pouco cansativa, mas com planejamento você poderá evitar surpresas desagradáveis no meio do caminho, pois o que mais desgasta as pessoas em uma reforma é justamente o imprevisto.

 

Geralmente, as surpresas estão nas instalações hidráulicas e elétricas. Os gastos previstos para uma reforma são vários e vai desde aço, cimento, areia, cal, materiais hidráulicos, elétricos, revestimentos, esquadrias, gesso, pintura, lustres e até os futuros móveis e a decoração dos ambientes.

Lembre-se: não se esqueça de colocar no orçamento os itens de desmanche, retirada de entulho e transporte, também fazem parte das despesas.

Além das finanças, é preciso ter cuidado para não tornar sua vida e de sua família um caos.


SAIR DE CASA OU ENFRENTAR A REFORMA POR ETAPAS?

A decisão depende muito do tipo de obra que será executada. Se for uma reforma de pequeno porte dá para conciliar. Nesse tipo de reforma, se enquadram a troca de pisos internos, esquadrias e pintura. O que poderá ser feito? Remover todos os móveis e objetos do compartimento que será reformado, executar os serviços e, no término dos trabalhos, retornarem tudo ao local de origem. Outra sugestão é transferir os habitantes da casa para um espaço isolado. Ou ainda, se for o caso de um sobrado, primeiro reformar o pavimento térreo, transferindo tudo para o piso superior e depois inverter. Mesmo com todos os cuidados, é preciso estar preparado, pois morar em um imóvel que passa por reforma, por mais simples que seja, não é uma situação cômoda, você terá, além do barulho, a poeira e pessoas estranhas o dia todo em sua casa. Portanto, se for necessário grandes obras que interfiram na estrutura da residência, o melhor a fazer é sair de casa. Se for preciso até mesmo locar um imóvel.

DICAS PARA ECONOMIZAR NA REFORMA

Materiais de construção e, principalmente, os acabamentos são itens caros. Portanto, é preciso organizar o orçamento e tomar cuidado para não gastar além do planejado.
Dica fundamental: não economize no planejamento da reforma.  Saber bem o que você deseja antes de iniciar as obras ajuda muito. Mudanças no meio da reforma fatalmente vão levá-lo a gastos extras. Por isso, pense em todos os itens.
A pesquisa de preços entre fornecedores diferentes é muito importante, porque devido à concorrência entre eles, surgem aí muitas ofertas. Basta saber aproveitar. Outra saída interessante é concentrar a compra em um só estabelecimento, relacionando todos os itens que irá usar na obra e fazendo uma cotação total. Dessa forma, poderá obter um desconto maior do fornecedor.


COMO CONTRATAR A MÃO-DE-OBRA?

É preciso ter muito cuidado na escolha dos profissionais que irão trabalhar na obra. A melhor coisa a fazer é contratar um empreiteiro ou uma empresa de engenharia que seja responsável pelos operários da obra. Mas se não pode contratar um gerente de obras (ou prefere economizar), é preciso tomar alguns cuidados extras, pois, além de correr riscos de ter o serviço mal feito, falhas com a segurança dos funcionários podem acarretar em problemas com a legislação trabalhista. Portanto, cuidado.

Os profissionais a serem contratados, como pedreiro, pintor, eletricista, encanador, devem ser pessoas indicadas por alguém de sua confiança ou apresentado por um profissional da área como um arquiteto ou engenheiro. Todo o seu projeto pode ir por água abaixo se entregar os serviços nas mãos erradas.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário