Você sabe qual a importância do ácido fólico durante a gestação?

Quando a mulher engravida, logicamente seu organismo muda. Vitaminas, que antes nem se dava a atenção para elas, passam a ser companheiras durante os meses de gestação. Entre as essenciais, está o folato ou ácido fólico, que é uma vitamina hidrossolúvel componente do complexo B (vitamina B9).
As gestantes devem estar atentas ao consumo desse nutriente, pois fazem parte do grupo de risco de deficiências de acido fólico em razão da maior necessidade dessa vitamina, principalmente nos períodos de formação do embrião, bem como durante o rápido crescimento fetal e por causa da perda de folato no leite materno. A Revista Bem Viver buscou informações com o nutricionista, Brício Geraldeli. Ele explica para as leitoras qual é a verdadeira importância do ácido fólico.
Segundo Brício, o termo folato refere-se a todas as formas dessa vitamina encontradas no sistema biológico (folato natural), enquanto o acido fólico é utilizado para designar a forma sintética do folato utilizada na fortificação de alimentos e suplementos nutricionais.
Os vegetais verdes folhosos, como espinafre, couve, brócolis e aspargo, as vísceras, como fígado e rim, leguminosas, como feijão e algumas frutas secas são fontes naturais do folato.


Por que não pode faltar-----------------------------------------

A deficiência de acido fólico pode gerar defeitos de fechamento do tubo neural, que é a estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Essas estruturas começam a se desenvolver na terceira semana de gestação
Devido ao não fechamento adequado do tubo neural, más formações surgem em nível cranial, como: anencefalia, exencefalia, encefalocele e iniencefalia. Também pode haver más formações na coluna, como: espinha bífida, meningocele, meningomielocele, mielosquise, holoraquisquise, cranioraquisquise. Essas más formações correspondem a segunda maior causa de anomalias congênitas do mundo.

Quando consumir-------------------------------------------------

O período que antecede a gestação é fundamental ao preparo para gravidez, principalmente quando se refere aos aspectos nutricionais. Já está bem estabelecido que a deficiência de alguns nutrientes, como o acido fólico, nesse período e durante o primeiro trimestre de gravidez, se relaciona a maior risco de más formações. Por isso, é muito importante se fazer um acompanhamento nutricional a partir do momento em que a mulher decide engravidar.
Para a prevenção eficaz das más formações devido à deficiência do acido fólico, deve-se ingerir a dose recomendada que é de 4 miligramas, pelo menos um mês antes da concepção, sendo mantida até os primeiros três meses de gravidez.

Onde encontrar----------------------------------------------------

O acido fólico pode ser obtido por meio de três fontes: dieta, alimentos fortificados e suplementos nutricionais. Os folatos naturais não são muito aproveitados, apresentando uma perda entre 50% a 75% de sua atividade bioquímica. Já o acido fólico (forma sintética) é quase completamente aproveitado. Portanto, os suplementos de acido fólico sintético fornecem maior biodisponibilidade que os folatos de origem natural.
É importante destacar que a suplementação de acido fólico reduz, mas não elimina totalmente o risco de más formações. É importante lembrar que, além do ganho com a suplementação, algum ganho adicional poderá ser obtido com a ingestão de dieta normal e alimentos fortificados.

Nutricionista: Brício Ribeiro Geraldelli CRN - 08101887
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário