BEM ESTAR


       

A 3ª edição da Revista Bem Viver publicou uma matéria com alguns esclarecimentos que talvez possa sanar suas dúvidas, e, se for o caso, lhe ajudar a perceber os benefícios que a TERAPIA pode trazer a sua vida.


Fazer terapia é muito mais simples e necessário do que se imagina...      
   
       É muito comum ver uma pessoa que está com algum problema, precisando de ajuda para resolvê-lo, lançar mão da frase: “Tenho que fazer uma terapia”! O incomum é ver alguém que não demonstra adversidades em sua vida dizer a mesma coisa. O que muitos não sabem, é que a terapia psicológica não é indicada apenas para quem tem problemas, mas sim é uma maneira para aprender a se conhecer, e lidar melhor com as emoções. É conseguir entender que se tem o controle sobre o que se sente, aprendendo a ser dono de sua própria vida, se responsabilizando por tudo que lhe cabe, até mesmo o sofrer.
       A psicoterapia, ou terapia psicológica, pode ser dividida em segmentos: individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos; de grupo; de casal e de família, sendo um campo clínico e de investigação teórica da psicologia. O método básico utilizado é o manejo da transferência e da resistência em análise.
      
       O psicoterapeuta, Deni Moreira, explica como se dá o processo dentro de um consultório. “O analisado, numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente - denominado método de associação livre. A terapia se dá em um Processo Terapêutico que é como atravessar um túnel. Neste túnel você vai rever muitas cenas da história da sua vida, de um ângulo completamente novo, fazendo conexões inusitadas entre os eventos e percebendo a magnitude do passado para moldar quem você é hoje”, conta.
      
       Os benefícios desse tratamento são diversos, sendo o principal, a tomada de atitude do agente como próprio comandante de sua vida. Após a terapia, o paciente passa a compreender que tendo pensamentos mais centrados e equilibrados, terá maior discernimento para resolver situações de seu dia a dia com menos sofrimento psíquico ou talvez compreender o que é responsável por manter patologias como a neurose, a psicose e a perversão.    “A psicoterapia faz você parar para refletir sobre a própria vida. Parar, observar e refletir permite muitas mudanças de orientação, sentido, rumo e aprofundamento da experiência de vida”, explica Deni.

EXEMPLOS REAIS

       Duas pessoas, identificadas apenas por uma letra e a idade, são casos reais de pacientes que se trataram com a psicoterapia. Nos dois episódios, os dois personagens assumiram as rédeas de suas vidas e encontraram em si mesmos a solução e a forma de resolver os problemas.
      
       Um deles é S, homem, de 37 anos. Há uns 20 anos ele começou no uso de drogas ilícitas, e depois de algumas paradas, retomou o uso. Procurou a terapia por acreditar que se encontrava em um poço sem fundo, na eminência de perder a família. Diante do trabalho psicoterápico, reassumiu sua posição de mantenedor da família. Não só no financeiro, mas também como a figura ímpar, a figura do chefe, do que dita - vale lembrar que não se está falando de ter um carrasco ou um ditador como chefe de família.
      
       O segundo caso é de M, mulher, de 50 anos. A paciente tem algumas questões ligadas a uma dependência materna. Dependência que a sufocava, impedindo de desejar e de acreditar que seria capaz de ser e ter alguém. Com o trabalho psicoterápico, conseguiu se ver como administradora de sua vida e o que isso lhe traria. Convivendo também com as decepções, mas também com as conquistas de poder adquirir sua casa própria, seu “espaço” há tanto tempo querido.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário