Endometriose: entenda melhor esse problema

Descubra o que é endometriose e conheça todos os seus sintomas e principais tratamentos


Endomretiose provoca fortes cólicas menstruais Foto: Getty Images
O nome endometriose vem do endométrio, o tecido que reveste internamente o útero, onde ficam os óvulos fecundados. Quando não há fecundação, esse tecido é eliminado pela menstruação. Endometriose é a existência de endométrio em outras partes do corpo - como ovários, tubas (ou trompas), parte externa e parede do útero, bexiga, peritônio (revestimento interno do abdômen), diafragma, intestino delgado e reto.
E podem surgir vários focos. A cada menstruação haverá sangramento onde existir endométrio. A dificuldade de engravidar, as cólicas menstruais absurdas, as dores terríveis na região pélvica durante o sexo, além da ardência ao urinar são alguns dos sintomas da doença. "Muitas mulheres nem sabem que têm a doença. Os sintomas podem surgir isoladamente, associados ou nem existir", alerta o ginecologista Luiz Carlos dos Santos.

Onde é comum surgir o endométrio


Infográfico: Gustavo Arrais / Eder Redder / Gabriela Cupani
- Atrás do útero (no chamado fundo do Saco de Douglas) - No tecido entre a vagina e o reto (chamado septo retovaginal) - Trompas - Ovários - Intestino delgado - Bexiga - Peritônio - Parede da pélvis (região da bacia

Os dois tipos de endometriose

Superficial Quando o foco da doença penetra menos do que 5 milímetros no tecido afetado. Profunda Quando a penetração é maior do que 5 milímetros.

Sintomas mais frequentes

· Dor pélvica Normalmente vem como uma cólica menstrual, surgindo meses ou anos depois da primeira menstruação. · Dor durante o sexo Principalmente quando há penetrações mais profundas. · Dor na hora da evacuação Às vezes, há sangramento anal durante o período menstrual. · Ardência ao urinar Pode vir acompanhada de sangramento no período menstrual. · Dificuldade para engravidar · Sangramentos Fora da época da menstruação e fluxo maior do que o normal. Atenção! Os sintomas nem sempre correspondem ao estágio da doença. Muitas mulheres têm quadro avançado de endometriose, com muitos focos, e quase nenhum sintoma. É sempre importante consultar o seu ginecologista.

Consulte o ginecologista

· Na consulta, relate ao médico tudo o que sente (cólicas fortes, dificuldade para engravidar etc.) · O médico deve fazer o exame ginecológico (apalpar a região uterina e vaginal). · Pode pedir exame de ultrassonografia. · Pode indicar uma cirurgia, geralmente feita por laparoscopia (o endoscópio é introduzido na região do umbigo), em que é retirado material para realização de biópsia.

A doença tem tratamento

Como cada organismo é diferente do outro, os tratamentos também variam. Com o tratamento, o médico procura aliviar as dores ao máximo e tenta fazer com que ela desapareça; recuperar a fertilidade das mulheres que desejam engravidar; e evitar a evolução da doença, com medicação, cirurgia ou a combinação de ambas.

Dicas se saúde

· Caminhar a passos rápidos, correr, nadar ou pedalar, três vezes por semana, durante cerca de 30 minutos, ajuda quem tem a doença. · Como a mulher que tem endometriose pode ficar emocionalmente abalada - há casos de tristeza, irritabilidade e até depressão -, procurar ajuda de um psicólogo pode ser uma boa opção.

Da vida real para a ficção


A personagem de Camila Pitanga em "Insensato Coração" sofre de endometriose Foto: Renato Rocha Miranda / Divulgação Rede Globo
Carol, personagem vivida por Camila Pitanga , em "Insensato Coração", sofrer de endometriose e costuma apresentar todos esses sintomas. "Eu sabia muito pouco sobre endometriose, mas, por coincidência, a minha professora de voz, Ângela Herz, teve a doença e me contou. Ela conseguiu engravidar e ficar curada", comenta Camila, que, na trama, engravida de André (Lázaro Ramos).
Fonte: M de Mulher
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário