Das xícaras para as prateleiras

Empresária sul-mineira cria cosméticos a partir do café e inovação é premiada internacionalmente

A maior riqueza da nossa região, o café do Sul de Minas, antes reconhecido pela sua qualidade e grande comercialização, agora deixa de ocupar apenas as xícaras e copinhos, para ir para as prateleiras de cosméticos. A responsável por essa inovação é a farmacêutica e bioquímica de Três Pontas, Vanessa de Figueiredo Vilela Araújo. Ela é criadora da Kapeh, empresa que produz cremes, loções e sabonetes a partir de extrato de café. Com uma comercialização em quase 200 pontos de venda espalhados pelo Brasil e exportação para países como Portugal e Holanda, a empresa de Vanessa tem ganhado muito destaque tendo apenas três anos de existência.
E essa visibilidade não foi apenas nacional - citando, por exemplo, uma matéria de capa na revista Veja - mas, também internacional, que rendeu à trespontana um prêmio importantíssimo: o Empretec Women in Businrmaess Award 2010, conferido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio (Unctad). A entrega da premiação ocorreu em abril do ano passado, na Suíça, e Vanessa foi a única brasileira na final, ficando entre as dez melhores mulheres empreendedoras do mundo.
Reconhecimento merecido a uma jovem, de 33 anos, que não se preocupa em apenas lucrar com seu empreendimento, mas também leva a sério a responsabilidade social, ao utilizar café certificado em todas as suas formulações, que tem sua produção rastreada e sustentável, com proteção ao meio ambiente e respeito ao ser humano.
A reportagem da Revista Bem Viver entrevistou essa mulher que tem como marca principal o empreendedorismo e orgulha toda a região por representar tão bem a mulher sul-mineira.

Bem Viver: Conte para os nossos leitores os fatos mais marcantes de sua carreira profissional.
Vanessa: Na verdade nunca tive dúvidas do caminho a seguir na minha vida profissional. Desde que me entendo por gente sou apaixonada por cosméticos e sempre tive o sonho de ter minha própria empresa neste segmento. Me formei em Farmácia/Bioquímica há dez anos e com honra ao mérito por ter sido a melhor aluna da faculdade. A partir daí, fui me especializando e direcionando para o segmento de manipulação, desenvolvimento de produtos e cosméticos, até a abertura da Kapeh em 2007, que foi outro fato marcante. Após três anos de muito trabalho e dedicação, fico muito feliz ao ver meu esforço sendo reconhecido, como na premiação da ONU em 2010, onde fui eleita uma das dez melhores empreendedoras do mundo e também com toda esta repercussão positiva na mídia, sendo destaque dos principais veículos do país, como a capa da revista Veja, os convites para palestras até mesmo em nível internacional. Enfim, fico feliz ao olhar para trás e ver que estou conseguindo alcançar meus objetivos, mas ainda sou jovem e tenho certeza que muita coisa boa virá pela frente!

2- Como você enxerga o campo de negócios para o empresariado feminino no Sul de Minas? Quais características próprias da mulher que a diferenciam no mercado?
Estamos vivendo uma fase muito boa da economia como um todo em nosso país e o Sul de Minas não deixa de ser uma região muito promissora, pois é estrategicamente posicionada, próxima aos principais centros do país. Desta forma, vejo um grande potencial a ser explorado para a empresária sul-mineira, porém, lembrando que o retorno será mais fácil se você se diferenciar e oferecer algo melhor do que já existe. Na verdade, nós mulheres temos facilidade neste sentido, pois temos em nossa essência uma característica muito marcante, que é a versatilidade, o dinamismo e a capacidade de desenvolvermos várias tarefas ao mesmo tempo. Isso é um fator muito positivo para as mulheres!

3- Em todo esse tempo de trabalho, algum momento já teve que deixar a vida pessoal em segundo plano? Por quê?
Com certeza, pois quando se abre uma empresa e tudo depende de você isso te consome muito e acaba interferindo e comprometendo de certo forma a vida pessoal. Mas acredito que são fases da vida em que se você tiver pessoas companheiras ao seu lado e que de fato “somem” em sua vida, tudo pode ser conciliado.

4- No início, você imaginava que a Kapeh Cosméticos teria toda essa projeção? Houve desistência em algum momento?
Sempre acreditei muito na Kapeh, em função de sua proposta inovadora ao utilizar de forma inédita o café em produtos cosméticos e ao mesmo tempo poder agregar valor a este fruto tão importante para a nossa economia, além de fazer isso de forma sustentável e rastreada.  Acredito que esta proposta inovadora, aliada a um trabalho sério e comprometido acabou nos trazendo todo este resultado positivo em um curto espaço de tempo.  Porém, nada é fácil ou vem por pura e simples sorte! Na verdade, sempre digo que você tem que matar um leão por dia e isso não é diferente para ninguém, porém nunca pensei em desistir. 

5- Pessoalmente, qual a opinião que você tem sobre si mesma? E profissionalmente, o quê está bom e o quê precisa melhorar?
Eu me considero uma pessoa determinada, persistente e principalmente apaixonada pelo que eu faço, mas sei que ainda tenho muito a aprender pela frente e procuro fazer isso diariamente, através do convívio com outras pessoas, de estudos constantes e da vontade de ser a cada dia uma pessoa melhor do que no dia anterior.

6- O que você mais valoriza em um colaborador da empresa? O que é imprescindível para uma boa gestão? E para um bom relacionamento na empresa?
O que eu mais valorizo em um colaborador é o seu comprometimento e o fato de “vestir a camisa” da empresa.  Acredito que para uma boa gestão e um bom relacionamento é preciso que o processo seja participativo e interativo, com um  canal aberto de comunicação entre gestores e colaboradores, de forma a se criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, aberto à sugestões e propício a melhorias constantes.

7- O que a deixa mais satisfeita no trabalho?
Primeiro é poder fazer aquilo que eu gosto, o que considero um fator imprescindível para se ter bons resultados. Segundo é justamente poder ver este resultado positivo acontecer, fruto do trabalho de uma equipe dedicada e focada.

8- Sua família sempre te apoiou nas suas decisões? O que mais a motiva?
Sempre tive muito apoio da minha família, no sentido de acreditar no meu potencial e de sempre me lembrar de que sou capaz e de que posso chegar lá (aonde meus sonhos me levam). Isso é uma grande motivação e ao mesmo tempo gera em contrapartida aquela vontade de nunca decepcioná-los

9- Com tanto tempo dedicado ao trabalho, você diria que a Kapeh Cosméticos é a sua vida?
Eu diria que a Kapeh é uma boa parte da minha vida, mas não mais importante do que a minha família, pois foi dela que veio e vem a minha base para desenvolver e melhorar a cada dia a Kapeh.

10- Quais são as suas pretensões futuras?
Muitas! Estou cheia de novos projetos para 2011 e o que posso dizer é que vou fazer da Kapeh uma empresa referência no segmento cosmético.

11- Como você vê a mulher do século XXI?
Uma mulher segura, independente e principalmente batalhadora. Uma mulher que cada vez mais sabe o que quer e vai em busca disso.  Os nossos produtos vão de encontro a este perfil.

12- Hoje, com uma mulher na presidência, você acredita que as mulheres em geral irão aproveitar esse momento para transferirem a imagem de “mulher vítima/passiva” para a imagem de “mulher ativa/poderosa”, e irão buscar uma conquista ainda maior de espaço no setor público e privado?
Acredito que sim, embora penso que nós mulheres não precisamos provar nada para ninguém além de nós mesmas. Isso é um processo natural em função de nossa capacidade e que vem derrubando certos paradigmas. Mas com certeza termos uma mulher a frente do nosso país é uma prova de que o céu é o limite para nós!

Ping-pong::
Tradição ou inovação? Inovação
Preparação ou ousadia? Preparação com uma boa dose de ousadia.
Paciência ou tolerância? Paciência
Marca ou qualidade? Qualidade
Sucesso ou dinheiro? Sucesso, pois o dinheiro é conseqüência.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário