QUER PARAR DE FUMAR?

ABRACE ESSA OPORTUNIDADE

De encontro ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Prefeitura de Varginha abre às inscrições do Programa de Tabagismo, desenvolvido gratuitamente pela mesma, através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS. Os interessados em participar da iniciativa que tem como objetivo reduzir o número de fumantes no município podem procurar qualquer unidade de saúde da cidade. Leia mais.


A prefeitura dispõe de uma equipe multidisciplinar com enfermeiro, médico, psicólogo, farmacêutico e nutricionista que trabalha com o participante que deseja parar de fumar. São formadas turmas de até 25 integrantes que nas reuniões recebem informações sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de viver sem o cigarro. Após esta etapa, o integrante do programa participa de sessões semanais, em seguida quinzenais, e depois mensais.

O atendimento é realizado através da consulta de avaliação clínica do paciente com o objetivo de elaborar um plano de tratamento. Na consulta, o profissional especializado avalia a motivação do paciente em deixar de fumar, o nível de dependência física à nicotina, as indicações e contra-indicações no caso de apoio medicamentoso com acompanhamento e avaliação durante o tratamento.

O programa existe em Varginha há cinco anos, sendo que neste período cerca de 126 participantes foram assistidos e 46 abandonaram o vício. “O tabagismo apresenta um padrão evolutivo semelhante ao de doenças crônicas, podendo apresentar períodos de remissões e recidivas. Estudos mostram que os fumantes tentam parar de fumar em média cinco vezes até conseguir parar definitivamente”, explicou o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho.

De acordo com a coordenadora das unidades básicas de saúde da SEMUS, Suely Siqueira, o programa pretende atuar direta e indiretamente na atitude da população: “Além de reduzir o número de fumantes, o objetivo é a prevenção, a proteção da população contra a exposição à fumaça de tabaco e a regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas.”

Fonte: ASSCOM - Prefeitura de Varginha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário