Meninas de Varginha querem brilhar nas Olimpíadas de 2016

Disputar os jogos no Rio de Janeiro é o sonho das atletas, que treinam pesado para conquistar seus objetivos.

          Jovens atletas dos quatro cantos do mundo estão sonhando com a participação nas Olimpíadas de 2016, no Brasil. Em Varginha não é diferente. Muitas são as promessas do esporte municipal e as meninas são destaque. Pelo menos cinco varginhenses têm chances claras de representar a cidade e o país no evento esportivo mais importante do mundo. Duas delas já estão na seleção brasileira de suas respectivas modalidades e, se mantiverem o nível de atuação, já têm suas participações quase garantidas nos Jogos Olímpicos.
          Jaqueline, de 22 anos, está na seleção brasileira de handebol. Recentemente foi campeã brasileira e artilheira da competição. Para se ter uma ideia da qualidade da atleta, das 15 convocadas para a seleção, apenas seis estavam atuando no Brasil e Jaqueline integra esse seleto grupo. Nesse mês de dezembro está na China para disputar o Campeonato Mundial pela seleção brasileira.
          Outra grande promessa é a jogadora de basquete, Gabriela Borges, de 17 anos. Ela também está na seleção brasileira, na categoria sub-17 e vai disputar o mundial da categoria no Chile. Integrou a seleção varginhense, pela Semel, até o ano de 2007 e agora está no Finasa-Osasco.


Carreira solo

          Nos esportes individuais, três atletas vão fazer de tudo para chegar lá. Duas são do atletismo. Mariela, de 14 anos, tem evoluído rápido, literalmente, e se continuar no ritmo acelerado que apresenta, vai ser mais uma varginhense a tentar medalha no Rio de Janeiro. As campanhas apresentadas por ela têm sido impecáveis. Nos últimos Jogos do Interior de Minas Gerais – Jimi - das seis medalhas de ouro conquistadas pelo atletismo da Secretaria Municipal de Esportes de Varginha – Semel - quatro tiveram a participação de Mariela.
          Também no atletismo, Varginha poderá contar com Anita Leal, de 19 anos. Ela foi revelada pela Semel e saiu da cidade natal para treinar no Ibirapuera, em São Paulo, mesmo local onde treina Mauren Maggi. Hoje, ela está em Bragança Paulista.
          No judô, a grande promessa é a jovem, Amanda Ribas, de 15 anos. Para ter um treinamento mais completo, ela foi para o Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, onde está a elite do esporte mineiro e todo esse esforço  já teve resultados. Dos títulos que concorreu no ano de 2009, ela conquistou todos. O mais importante foi o Campeonato Brasileiro de Judô sub-17, que garantiu a Amanda uma vaga na seletiva olímpica no ano que vem. Segundo o pai e treinador de Amanda, Marcelo Ribas, a menina deverá representar Varginha e o Brasil em dois Jogos Olímpicos. “Nosso projeto para ela está indo muito bem, se não pintar nenhum imprevisto, com certeza Amanda vai estar nas Olimpíadas de 2012, em Londres e em 2016, no Rio”, torce Marcelo.
          Na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Varginha – Semel – o trabalho para que atletas da cidade participem de Olimpíadas começou a ser feito há alguns anos. “Planejamos um ciclo de 12 anos, desde quando a Semel foi criada, para que houvesse representantes em Olimpíadas. Temos formado atletas de alto nível que devem chegar a 2016 e até antes disso, em 2012, como é o caso da Jaqueline Anastácio, da seleção brasileira adulta de handebol, disputando os Jogos Olímpicos”, afirmou o secretário Municipal de Esportes, Alex Figueiredo.
          Como o trabalho em equipe é o que mais conta na questão de resultados dentro do esporte, o secretário também afirma que o triunfo de Varginha no Rio de Janeiro vai haver graças a união            de esforços. “Se formos para as Olimpíadas de 2016, o crédito vai         para todos técnicos e funcionários da Semel e às famílias dos atletas que são peça importante nesta formação.  Sem esquecer, é claro, os parceiros e a dedicação pessoal do próprio atleta”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário