30 DE ABRIL

DIA NACIONAL DA MULHER


Firme, determinada e exigente. Essa é a mulher do mundo atual. Que não tem medo de desafios e os encara com força e determinação. E hoje, pela primeira vez no Brasil há mais mulheres empreendedoras do que homens, segundo pesquisa do SEBRAE, 52,4% dos novos negócios estão sob o controle das mulheres. Isto é um fato histórico do grande avanço da presença feminina no universo empreendedor que deve ser comemorado e que deve servir de motivação para outras novas futuras empreendedoras.


Poucas pessoas sabem, mas no dia 30 de abril é comemorado o DIA NACIONAL DA MULHER, instituído pelo ex-presidente da República, o militar João Figueiredo, na data de 09 de junho de 1980.
* Lei nº 6.791 - “Art. 1º. Fica instituído o "Dia Nacional da Mulher", a ser comemorado anualmente na data de 30 de abril do calendário oficial, tendo como objetivo estimular a integração da mulher no processo de desenvolvimento.”
Foi escolhida a data de nascimento da Sra. Jerônima Mesquita, fundadora do Conselho Nacional das Mulheres.
Graças à luta e coragem de muitas, as mulheres tem conquistado seus direitos e espaço, mesmo que a passos lentos. Pois as respostas às questões femininas são pouco eficazes. Prova disso, é a própria institucionalização de uma data-homenagem.
Mesmo que o preconceito contra a capacidade profissional e intelectual da mulher tenha reduzido cada vez mais no nosso país, a busca incessante das mulheres por um mundo de igualdade e mais justo, continua, e não pode parar. Um mundo de valorização e sem violência. E não apenas às violências domésticas, ou sexuais, mas também a desvalorização no mercado de trabalho (sendo remuneradas bem menos do que os homens que exercem a mesma função), também se trata de violência contra a mulher, mesmo que mais sutis.
Não é preciso uma “Guerra dos Sexos” para que se haja justiça.  A mulher não se impõe pela força (até porque não tem porte físico capaz de impor respeito ao primeiro olhar), mas pela segurança com que transmite e põe em prática suas idéias.
Mas como dito anteriormente, a luta continua, apesar de todos os avanços e conquistas. Conquistas como a ocupação de cargos importantes, por exemplo, o de Presidente da República.
Parabéns a todas as mulheres, principalmente aquelas que contribuíram ou contribuem como agentes transformadoras do país e do mundo.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário