Alimentos funcionais ajudam até a previnir doenças

Você já ouviu falar em alimentos funcionais? São aqueles que além de promover a nutrição possuem algo a mais, ou seja, são capazes de reduzir o aparecimento de doenças.
Entrevistamos o nutricionista, Bricio Paiva Ribeiro Geraldeli, que nos deu algumas dicas de alimentos funcionas que devem ser adicionados no cardápio para que tenhamos mais saúde.

Leite fermentado: Tome uma unidade pela manhã, pois possuem probióticos, ou seja, microrganismos benéficos capazes de recompor a microbiota intestinal auxiliando beneficamente no funcionamento do intestino e no sistema de defesa contra agentes agressores, como bactérias causadoras de doença.

Farelo de aveia: Devido seu alto teor de fibras é indicado para quem sofre de obstipação intestinal (intestino preso) e possui a capacidade de diminuir absorção de colesterol e reduzir o risco de câncer de intestino.

Arroz integral: Ajuda no funcionamento do intestino prevenindo contra câncer de cólon e hemorróidas. São úteis contra obesidade devido ao fato de proporcionar uma maior saciedade.

Soja: Possui fitoestrógenos, que além de oferecerem proteção contra o câncer de próstata, ajudam a amenizar os sintomas da menopausa.

Tomate: Rico em licopeno ajuda também na prevenção de câncer de próstata;

Alho: Contém alicina que está associada com a redução do colesterol e inibição da agregação plaquetária, o que previne doenças coronarianas;

Peixes:  Salmão, sardinha, arenque e cavala são ricos em ácidos graxos essenciais, ômega 3, que reduzem o mau colesterol (LDL) e aumentam o bom colesterol (HDL), prevenindo as doenças cardiovasculares;

Castanha-do-Pará: Possui ácidos graxos poliinsaturados, vitamina E, ômega 6 e selênio que protegem o coração e podem retardar o envelhecimento.

Açaí: Possui antocianinas, que são antioxidantes capazes de melhorar a circulação sanguínea. Também afasta a ameaça de câncer e reduz os efeitos do mal de Alzheimer.
Uva: Fonte de antioxidantes, como o resveratrol e antocianinas, que são substâncias anticancerígenas e anticoagulantes, que ajudam no controle do colesterol, prevenindo doenças do coração.

Azeite de oliva extra virgem: Possui a capacidade de diminuir o mau colesterol (LDL) devido à sua grande quantidade de gordura monoinsaturada, possuindo também polifenois, que diminuem a ação de radicais livres.

Chocolate meio amargo: Contribui para a melhora dos níveis de colesterol, inflamações e na coagulação sanguínea, devido ao alto teor de flavonóides, que são poderosos antioxidantes capazes de combater o mal que os radicais livres causam no organismo.

Linhaça: Fonte de Lignana, que é um composto capaz de prevenir o câncer de mama, ajudando também no combate dos sintomas da menopausa. Possui ácido graxo, ômega 3 e 6 que protegem o coração reduzindo os níveis de triglicérides e colesterol e também reforçando o sistema imunológico. Possui ainda Fibras solúveis e insolúveis que regulam o trânsito intestinal e previnem o câncer de colon.

Abacate:
Possui um alto teor de gordura monoinssaturada, que é saudável para o coração, possuindo ainda proteínas, potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas do complexo B, vitaminas K e vitamina E.  Trata-se ainda de fonte de beta-sitosterol, que é uma substância capaz de reduzir o colesterol e que pode ajudar a diminuir o tamanho da próstata, além de combater este tipo de câncer.

Nutricionista:
Bricio Paiva Ribeiro Geraldeli
CRN – 08101887
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário