Empreendedorismo

Dicas para abrir sua empresa e obter muito sucesso

          Abrir uma empresa é o sonho de muitas pessoas. Ter o negócio próprio, sem ter patrão, é a vontade da maioria dos trabalhadores, mas para que esse sonho não vire pesadelo é preciso ter a certeza do que se está fazendo.
          
          A Revista Bem Viver conversou com um dos empresários de maior sucesso da região e conseguiu algumas dicas. Jordálio Florêncio de Oliveira está, atualmente, como secretário Municipal de Administração e tem uma carreira brilhante como empresário. Trabalhou durante 23 anos na indústria de auto peças, passando por três empresas, dentre elas a Plascar, onde foi diretor de operações na América Latina. Hoje é acionista principal da Construtora Minas Bahia, que fica em Varginha e da Cotep Indústria Plástica, com sede em Cambuquira. Jordálio também atua na área do agronegócio e diz gostar muito do setor em Minas Gerais.
          O ponto de partida para quem tem interesse em abrir o negócio próprio, segundo Jordálio, é colocar a mão na massa. “O empreendedor tem que estar disposto a trabalhar muito”, afirma. Em seguida, vem o planejamento do negócio. É imprescindível que se conheça antes o mercado onde pretende entrar. “Por exemplo, é preciso saber se tem mão de obra capacitada na região da empresa para o seu negócio. Se há matéria prima e se existe compradores para o produto/serviço que vai produzir”, aconselha Jordálio. 
          Montada a empresa, o trabalho continua para que ela se mantenha, com sucesso, no mercado. Jordálio aconselha que dois importantes pontos sejam observados nesta etapa: a qualidade e o custo. “Hoje, qualidade é obrigação. Ninguém viaja em um avião que tem 0,001% de chance de cair, portanto, a qualidade tem que ser perfeita. Quanto ao custo, este tem que ser decrescentemente eterno, ou seja, seu preço/custo de amanhã tem que ser menor que o de hoje e, assim, sucessivamente. Para que isto ocorra, o ser humano é essencial, porque máquina, por mais tecnologia e valor que tenha, não pensa, não decide. Quem faz isto é o ser humano”.
          Passadas essas etapas, a empresa está pronta e estabelecida. O próximo anseio – talvez o mais esperado de todos – agora é o lucro. O empreendedor precisa entender que para que se tenha lucro, é preciso responder às expectativas do seu cliente. “Mercado se constrói com nome, marca, respaldo. Nunca espere segurança absoluta do seu cliente sem você dar o que ele espera naturalmente, obrigatoriamente - qualidade, custos,motivação,respaldo da comunidade,respeito ao meio ambiente etc”, destaca o empresário.
          E, concluindo, lembrar sempre da importância de se trabalhar em equipe e que essa equipe seja de qualidade. “Temos que ter a consciência de que sozinho ninguém faz sucesso. Portanto, tem que suar muito para se montar a equipe”.
 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário